Dogmas Mariano

Dogmas Marianos

✓ O dogma da Imaculada Conceição é a verdade de fé que proclama a Mãe de Deus sempre Virgem Maria preservada do pecado original desde a sua concepção por graça divina em vista dos méritos do Salvador Jesus Cristo.

✓ Este dogma afirma que Maria é uma pessoa completamente iluminada por Deus, o templo humano onde o pecado não entra e habita a graça, porque Ela é toda santa e toda de Deus.

✓ O dogma da Imaculada Conceição afirma que o segredo de Maria, mãe, virgem e discípula, que respondeu a Deus de maneira total, tem sua raiz na graça divina. Ela recebeu do Senhor um dom especial nascendo já redimida pela graça salvífica do Verbo de Deus.

✓ Reflexão bíblica sobre o dogma da Imaculada Conceição

✓ O dogma, de fato, se não é uma repetição da Escritura, não é tampouco uma nova revelação: é um desenvolvimento homogêneo – percebido por instinto da fé – de tudo que já se encontra no horizonte global da revelação. Há que tomá-lo sempre vinculado com a leitura que dele fizeram a Igreja e a Tradição. Nessa leitura, podemos perceber alguns textos bíblicos que deixam entrever, ainda que germinalmente, a concepção imaculada de Maria.

No AT – O texto de Gn 3, 15, também chamado de “proto-evangelho”, apresenta a mulher e sua descendência esmagando a cabeça da serpente. A personificação do bem em luta contra o mal é atribuída à mulher Maria. Depois deste texto, segue-se toda a série de figuras bíblicas abundantemente aplicadas pelos Padres e pela Tradição a Maria: a arca de Noé (Gn 6,8 – 8,19), a escada de Jacó (Gn 28,12), a torre inexpugnável (Ct 4,4), o jardim fechado (Ct 4,12), a esplêndida cidade de Deus que tem seus fundamentos sobre a montanha santa (Sl 87,1.3), o templo de Deus cheio da glória do Senhor (1Rs 8,10-11).
Há, ainda, os escritos proféticos e outros do AT, dos quais fazem uso os Padres para celebrar Maria: “pomba pura” (Ct 2,10.14; 5,2; 6,9), Jerusalém santa (Sl 87), trono excelso de Deus (Eclo 24,2), arca santificada (Ex 25,10; 40,34-35; 1Rs 8,10-11; Ez 43,1-5), e rainha que, repleta de delícias e apoiada por seu amado (Ct 8,5), sai da boca do Altíssimo absolutamente perfeita, bela, amadíssima por Deus e para sempre preservada de mancha de culpa (Eclo 24,3).

✓ Maria aparece, então, na leitura do AT feita pelos padres, como essa “morada de Deus”, esse “lugar” puro e receptivo onde Deus pode entrar e permanecer, em toda a glória e majestade, sem encontrar à sua presença oposição ou resistência. A essa idéia remete a simbologia da maioria das figuras do AT: arca, cidade, casa, jardim.

No NT, os dois textos que mais se destacam são: a saudação do anjo (Lc 1, 28: “cheia de graça”) e a benção de Isabel (Lc 1, 42: “bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre”). Maria aparece, pois, como aquela entre todas as criaturas de Deus que mais próxima se encontra ao próprio Deus. É o milagre de Deus por excelência, a criação chegada à sua plenitude, bendita, bem-aventurada, cheia de graça. A “mulher” Maria do Evangelho de João (Jo 2, 1-12; 19, 25-28) retoma a figura da “mulher/Eva” original, pura, imaculada e santa antes da culpa; Maria personifica em nome da Igreja e da humanidade essa santidade original. Isto porque ela é a mãe do santo Filho de Deus (Lc 1, 35), a mãe do Senhor (Lc 1, 43), a
mãe do Cristo Emanuel (Mt 1, 16.23). O Todo-poderoso fez grandes coisas em Maria, Ele que é Santo e misericordioso, e por isso ela é bendita em todas as gerações (Lc 1, 48-50).

✓ A Bula Ineffabilis Deus de Pio IX

✓ Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, depois de ter consultado todos os bispos do mundo, procedeu à definição solene da Imaculada Conceição da Virgem Maria, segundo a seguinte formulação:

✓ “Nós declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que considera que a bem-aventurada Virgem Maria foi, no primeiro instante de sua concepção, por uma graça singular de Deus e por privilégio, em vista dos méritos de Jesus Cristo salvador do gênero humano, preservada de qualquer mancha do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus, e que por isso deve ser crida firmemente e constantemente por todos os fieis.”

✓ A Bula de Pio IX afirma que Maria é isenta do pecado desde o primeiro instante de sua existência. Ela foi efetivamente resgatada por seu Filho, “por uma graça singular”, pois contraiu a dívida universal do pecado pelo fato mesmo de pertencer ao gênero humano, mas foi resgatada “de uma maneira mais sublime”, por preservação e não por purificação. A redação do documento papal recapitula toda a conquista da teologia desde Duns Scoto. A argumentação de Pio IX é bastante longa. O papa apresenta primeiro um quadro da fé da Igreja e do ensino de seus predecessores. Lembra as festas litúrgicas instituídas em honra da Imaculada Conceição e a difusão do culto desse mistério entre os fiéis. Reconhece que esse dogma faz parte, há vários séculos, do magistério ordinário da Igreja.

ASSUNÇÃO – Maria elevada em corpo e alma à glória celeste

Postagens relacionadas

Maternidade divina de Maria

Lua

Assunção Gloriosa da Mãe de Deus

Lua

Imaculada Conceição de Maria

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights