Pastorais&Movimentos

Ministérios Leigos

No quarto domingo do mês vocacional a Igreja Católica convida para refletir e aprofundar a compreensão dos ministérios leigos na Igreja. É dia para louvar e bendizer a Deus por todos estes fiéis batizados que dedicam parte de seu tempo para a evangelização. O seu exemplo é um convite para despertar e convidar mais pessoas para abraçarem algum serviço na comunidade cristã.  O Ano Vocacional, que tem por tema: “Vocação: graça e missão” e por lema “Corações ardentes, pés a caminho”, é um chamado de Deus a todos os batizados.  

Todas as instituições para realizarem sua missão requerem muitas pessoas com habilidades e qualidades diferentes para realizarem funções diferentes. O mesmo acontece com a Igreja que tem a sua origem na vontade de Deus, por isso é divina; mas é simultaneamente humana, destinada para humanos e também construída por mãos humanas. A Igreja sendo humana e divina precisa conjugar estas duas realidades. Nem sempre é fácil distinguir o que é de Deus e o que é humano. A Igreja ensina que desde o dia do Batismo, cada batizado participa e é responsável pela Igreja. Deus concede a cada fiel dons diferentes em vista da edificação da Igreja e para realizar a missão de anunciar o Evangelho. 

Por ser humana a Igreja precisa se organizar, distribuir tarefas, normatizar o seu funcionamento. Rendemos graças a Deus porque em todas as comunidades temos batizados que colaboram generosamente. A título de exemplo citamos: as pessoas que zelam pelo patrimônio material e a organização das festas, as que se dedicam à liturgia, as que visitam os doentes, os que participam e coordenam grupos, movimentos e pastorais, os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão eucarística e os catequistas 

O último domingo agosto também é dedicado a quem se dedica à catequese. O “Diretório para a Catequese”, publicado em 23 de março de 2020, falando sobre a identidade e a vocação do catequista, nos números 110 a 113 ensina: “são testemunhas do anúncio do Evangelho com a Palavra e com o exemplo de vida cristã. (…) No conjunto dos ministérios e serviços, com os quais a Igreja cumpre a sua missão evangelizadora, o ministério da catequese ocupa um lugar significativo, indispensável para o crescimento da fé. (…) A vocação específica do catequista, portanto, tem sua raiz na vocação comum do povo de Deus, chamado a servir o desígnio salvífico de Deus em favor da humanidade. (…) O catequista pertence a uma comunidade cristã e dela é expressão. (…) O catequista é um cristão que recebe o chamado particular de Deus que, acolhido na fé, o capacita ao serviço da transmissão da fé e à missão de iniciar à vida cristã”. 

O Papa Francisco na Evangelii Gaudium – Na alegria do Evangelho – dirigindo-se a todos cristãos católicos envolvidos mais diretamente na missão evangelizadora da Igreja afirma que devem ser “evangelizadores com Espírito”. O lema do Ano Vocacional “corações ardentes e pés a caminho” vai ao encontro do que o Papa ensinou sobre evangelizadores com espírito, pois o coração começa arder quando a pessoa se encontra com Jesus Cristo ou se deixa encontrar por Ele. Pois a missão do evangelizador é realizar o que Jesus confiou, isto é levar o Evangelho a todas as criaturas. Toda ação evangelizadora é sempre “nova”, pois a vida do evangelizador sempre está em movimento e sempre novas pessoas e situações vão aparecendo. 

Novamente agradecemos a Deus e a cada fiel leigo por dedicar parte da sua vida na nobre missão de anunciar Jesus Cristo. Vocês fazem isso, porque têm uma paixão por Jesus Cristo e paixão pelo povo de Deus.  

“Vocação: graça e missão”
“Corações ardentes, pés a caminho” 

Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo (RS) 

Postagens relacionadas

Movimentos da Igreja

Lua

Instituição do Ministério do Catequista é explicada a padres da Diocese

CEBs: o jeito EVANGÉLICO de ser Igreja hoje

Eraldo
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights