Assuncao-de-Maria
Maria

Maria, Modelo de Vida Cristã

om toda a Igreja, celebramos a presença, a força, a graça e a Pessoa do Espírito Santo na vida e na missão da Comunidade. É ele a vitalidade do Corpo de Cristo, assim como a alma é necessária e fundamental para que a matéria humana permaneça de pé, realizando as atividades mais simples, como por exemplo o abrir e fechar as pálpebras dos olhos.

Reconhecer a presença do Espírito Santo nestes três milênios da caminhada da Igreja, renova a inspiração, alegra e encoraja a missão dos batizados, porque devemos está no mundo para renová-lo com nossa maneira de falar, trabalhar, de servir e rezar (cf. Rm 12, 2). Se cheios do Espírito Santo os Apóstolos incendiaram o mundo, hoje, Ele continua pela força emanada da Eucaristia, purificando e renovando as veias da Igreja, nos dando um sangue novo, capaz de fazer de cada batizado, farol tão potente que pode ultrapassar cidades, estados e países a luminosidade de nossa fé e a graça de Deus por meio de nossas obras.

Devemos perceber a Providência Divina na vida da Igreja, desde os primórdios. Nos Atos dos Apóstolos, encontramos uma presença materna doada pelo próprio Senhor no episódio da Cruz. A compleição da Virgem Maria, misteriosamente fez e faz a Comunidade Cristã se sentir mais segura. Sua permanência no meio dos discípulos cria um sentimento de continuidade na descontinuidade¹. A Mãe de Jesus está no meio dos seguidores dele, porque é inspirada pelo mesmo Espírito a jamais abandonar e nem ser excluída da Igreja. Já não era para Maria um “orgulho” ser considerada mãe do Corpo humano e místico de seu Filho, mas se tornara uma obrigação, quem sabe até dolorosa, proteger, interceder, consolar a Igreja perseguida e orientar com sua experiência e simplicidade de Mulher da fé. Assim como em Jerusalém houve uma preparação para a vinda do Espírito, e enquanto ele não chegava a Comunidade perseveravam em oração (At 1, 14), assim, a Igreja nos ensina a esperar a ação de Deus naquilo que somos incapazes de resolver, tendo como modelo este Evento registrado em Pentecostes. Ali estava a Mãe do Senhor. Ela não precisava do Espírito Santo, pois já era “cheia da Graça”, mas se permanecia ali, tinha um motivo: o exemplo. A Virgem Maria nos ensina que de fato o Espírito de Deus faz grande revolução no homem, mas não passamos de uma “peneira vazia” que só fica cheia, quando está inundada na água. Sendo assim, nunca é demais receber e permanecer na força santificadora do Senhor que se oferece na vida da Igreja. Entendamos melhor em que sentido queremos apontar para a presença de Maria no meio da Assembleia dos cristãos:

Maria, pois, lembra e proclama à Igreja isto em primeiro lugar: tudo é graça. A graça é a característica do cristianismo, que por ela se diferencia de qualquer outra religião. Do ponto de vista das doutrinas morais e dos dogmas, ou das outras praticadas por seus adeptos, pode haver semelhanças e equivalências, ao menos parciais. As obras de alguns adeptos de outras religiões podem ser até melhores que as de muitos cristãos. O que faz a diferença é a graça, porque a graça não é uma doutrina ou uma ideia, mas é antes de tudo uma realidade, e, como tal, ou existe ou não existe. A graça decide da qualidade das obras e da vida de uma pessoa: isto é, se elas são obras humanas ou divinas, temporárias ou eternas. No cristianismo existe a graça, porque há uma fonte central de produção da graça: a morte redentora de Cristo, a reconciliação por ele operada. Os fundadores de religiões limitaram-se a dar o exemplo, mas Cristo não deu só o exemplo; deu a graça².

A Igreja Apostólica foi aprendendo, orientada pelo Espírito Santo, a amar a figura materna de Maria. Porém, não se relata e nem deveria estar registrado no Cânon das Escrituras neo-testamentárias esta relação afetiva de Comunidade Cristã e a Mãe do Senhor, porque os escritos apostólicos não foram inspirados ou elaborados pensando em registrar os feitos de Maria, mas toda a ação de seu Filho Jesus, o Verbo Encarnado (Jo 1, 14), aquilo que chamamos na teologia de “Economia da Salvação”. Porém, os eventos e as personalidades presentes na vida da Igreja também tiveram o seu lugar na Bíblia. E, nele, Maria tem a sua parte sendo “Mãe” (Gl 4, 4-7), “Mulher de oração” (At 1, 14), e, depois de sua páscoa terrena, vista como a “Mulher vestida de sol” (Ap 12, 1). Os Padres da Igreja, meditando sobre o estupendo mistério da Eleição de Maria e olhando as mais requintadas obras de arte que procuravam mostrar a Mãe sempre unida a seu Filho por meio da pintura, poesia ou oração, teologizaram sobre a figura de Maria de Nazaré, reservando a ela as mais nobres palavras em seus escritos.

No século XI a Igreja do Oriente e do Ocidente sofre com a separação entre orientais ortodoxos e latinos. Porém, seguimos tendo a mesma Bíblia e quase todos os pontos doutrinários em comuns. No séc. XVI governa a Igreja Latina o Papa Sixto V, e, por necessidade pastoral escreve a bula “Dum Ineffabilia” de 30 de janeiro de 1586. Ele enfrenta com grande firmeza as consequências do período da grande apostasia contra a fé católica iniciada em 1517, e proclama para todo o orbe cristão uma declaração muito profunda sobre a presença materna de Maria na vida da Igreja, exaltando e defendendo o culto a ela tributado em todos os lugares da terra, vejamos:

Quando piedosamente investigamos os insignes e inefáveis merecimentos com que a Mãe de Deus, a Santa Virgem Maria, vemos gloriosamente reinar nos céus, anteposta nas moradas celestes. Esplendidamente Maria brilha como estrela matutina, devemos meditar sobre o instinto do coração que ela, como mãe da Misericórdia, mãe de graça e piedade, amiga e consoladora da linhagem humana, ativa e vigilantíssima advogada em favor da salvação dos fiéis, sumamente abrumados pela culpa dos delitos, interpõe seu valimento ante o Rei. Ela o concebeu e amamentou, e, por isto, julgamos por algo digno, ter igrejas, capelas e confrarias erigidas e instituídas em sua honra. Assim, sejam obsequiadas com indulgências, e sejam também defendidas pelo peso de nossa aprovação.

Vemos aqui um sentimento devocional e filial que transpassa o coração do Papa, colocando-o nas fileiras dos amantes e defensores do culto mariano. Se pararmos para analisar cada expressão sobre a figura materna daquela que gerou o Verbo Eterno, notaremos alguns aspectos muito importantes para a mariologia atual, por exemplo esta afirmação que aponta para o Dogma da Assunção e para a festa de Nossa Senhora Rainha: “A Santa Virgem Maria, gloriosamente reina nos céus, anteposta nas moradas celestes”. Também as palavras do Papa Sixto V denuncia o aspecto da visão mariana que o mundo cristão católico tinha em mente e que estava em alguns lugares ameaçada pelo avanço do protestantismo vigente que já começada a perder a visão e a devoção mariana de seu idealizador, Martin Lutero. Hoje, somos convidados a sempre revisitar a História da Devoção Mariana, afim de ajudar a purificar o pensamento e o amor que a Igreja, povo de Deus, tributa a Maria de Nazaré, proclamada Mãe e Modelo para os cristãos. Também é algo necessário e bíblico, porque segue a orientação de São Pedro nas Escrituras: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. (1Pd 3, 15). Nos alegramos porque a presença de Maria no momento fundacional da Igreja em Pentecostes (At 1, 14), continuou, não somente pelo desejo dos batizados que sempre admiraram a coragem e a vida da Mãe do seu Senhor, mas também por bondade e favor de Deus. (cf. Lc 1, 46).

Exaltar a vida, a presença e a missão de Maria na Igreja, nunca diminui a glória, a bondade e o poder de Deus. Maria se junta a Igreja e adora ao Senhor, Aquele que a escolheu e a cumulou de graças para serem distribuídas entre nós que pedimos sua intercessão. Portanto, o argumento de que Jesus, “o único Mediador” X a “Mediação de Maria e dos Santos”, é um conflito inexistente segundo as Escrituras e a Tradição da Igreja.

Côn. José Wilson Fabrício da Silva, crl
Membro da Academia Marial de Aparecida

Notas

1 Continuidade na descontinuidade significa que a presença humana de Jesus já não se poderia ter após a Ascenção, mas a presença consoladora de Maria e o Dom do Espírito Santo por meio da Ação sagrada da Liturgia que acabara de nascer, não permitia que se fizesse falta a presença do Mestre, pois Ele continuava vivo na vida e na missão da Igreja. Não era meramente um sentimento que fazia a Comunidade Apostólica seguir a diante, mas a própria Pessoa de Jesus por meio da Eucaristia, da Palavra viva e proclamada, dos Sinais e da santidade manifestados e da conformidade da vida dos seguidores com a vida de Jesus, por meio do Batismo.

2 CANTALAMESSA, Raniero. Maria: um espelho para a Igreja. 14º ed. Aparecida: Santuário, 2016, pp. 23-24.

3 Cf. DOCTRINA PONTIFICIA. Tomo IV: Documentos marianos. Madrid: BAC, 1954, pp. 91-92. Tradução nossa.

Colaborou: A12

Postagens relacionadas

O significado de cada parte da Ave-Maria

Lua

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Lua

Nossa Senhora dos Remédios

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights