Sete Sacramentos

Os sete sacramentos e a vida

O nascimento se mostra como um momento forte da vida. A criança está aí. É pura gratuidade. Depende da bondade dos outros para ser aceita na família e sobreviver. O Batismo desdobra esta dependência como dependência de Deus e sublima como participação na vida de Cristo. 

Outro momento chave da vida é aquele quando a criança, agora crescida e livre, se decide. Amadureceu. Entra na sociedade dos adultos. Ocupa seu lugar no mundo profissional. É uma virada importante de sua vida, onde se joga em parte seu horizonte de vida. O homem sente, novamente, que depende de uma Força superior. Experimenta Deus. O sacramento da confirmação é o sacramento da madureza cristã. Explicita a dimensão de Deus presente neste eixo existencial.

Sem o alimento a vida não se mantém. Cada refeição permite ao homem fazer a gratificante experiência que seu ser está ligado a outros seres. Por isso o comer humano vem cercado de ritos. A eucaristia desdobra o sentido latente do comer como participação da própria vida divina. Outro eixo existencial é constituído pelo matrimônio. O amor vive da mútua gratuidade. Os laços que unem são frágeis, porque dependem da liberdade. Faz-se a experiência que escapa ao homem, a da garantia da fidelidade. Depende e invoca a Força superior, Deus. O sacramento explicita a presença de Deus no amor.

A doença pode ameaçar a vida humana. O homem sente seu limite. Novamente experimenta sua dependência. O sacramento da unção dos enfermos (antes chamado extrema unção) expressa o poder salvífico de Deus.

Há uma experiência profunda que todo homem faz, experiência de ruptura culposa com os outros e com Deus. Sente-se dividido e perdido. Anseia pela redenção e pela reconciliação com todas as coisas. O sacramento da volta (penitência) articula a experiência do perdão e o encontro entre o filho pródigo e o Pai bondoso.

Viver num mundo reconciliado e não rompido, poder realizar a reconciliação universal e a paz: eis o secreto desejo que inspira a busca da felicidade. O sacramento da ordem unge pessoas para que vivam a reconciliação e as consagra no serviço comunitário para a reconstrução da reconciliação.

Quando no século XII os teólogos chegaram a determinar o número dos ritos fundamentais da fé, foram movidos pelo inconsciente coletivo da vida e da fé. A Igreja-Sacramento estende sua ação sobre toda a vida. Mas de maneiras diferentes. Ela se faz presente em “momentos-chave” da existência, lá onde a vida experimenta suas raízes mais profundas. Aí ela explicita a presença de Deus que, bondosamente, nos acompanha. São os ritos essenciais da fé, pelos quais se realiza a própria essência da Igreja, como sinal da salvação no mundo. Nos principais nós existenciais da vida, se concretizam os principais sacramentos da fé. A vida está grávida da graça.  

Que significa o número sete?

O Concílio de Trento definiu: sete são os sacramentos, nem mais nem menos. Devemos bem compreender esta definição. O essencial não é o número sete, mas os ritos contidos nesta enumeração. O número exato dos ritos não é o essencial. O número sete deve ser entendido simbolicamente. Não como soma de 1 + 1 + 1, até sete, mas como resultado de 3 + 4. A psicologia do profundo, mas antes a Bíblia e a Tradição, nos ensinam que os números 3 e 4 somados formam o símbolo específico da totalidade de uma pluralidade ordenada.

O 4 é símbolo do cosmos (os quatro elementos: terra, água, fogo e ar). O 3 é o símbolo do Absoluto (Santíssima Trindade). A soma de ambos, o número 7, significa o encontro entre Deus e o homem. Com o número 7 queremos exprimir o fato de que a totalidade da existência humana em sua dimensão material e espiritual é consagrada pela graça de Deus. A salvação não se restringe a sete canais de comunicação; a totalidade da salvação se comunica à totalidade da vida humana e se manifesta de forma significativamente palpável nos eixos fontais da existência. Nisso reside o sentido fundamental do número sete.

Todas as vezes que descemos à profundidade de nossa existência, seja assistindo à emergência de nova vida, seja vendo-a crescer, se conservar, se multiplicar, se consagrar, se recuperar das rupturas, não tocamos apenas o mistério da vida, mas penetramos naquela dimensão de absoluto Sentido que chamamos Deus e de sua manifestação no mundo que denominamos Graça. Na junção da vida com a Vida se realiza o sacramento. A Vida vivifica a vida. Por causa do sacramento.

Uma vez mais: O número sete evoca a totalidade. Sete foram os dias da criação e sete são também os dons do Espírito que vivifica e fortalece a Igreja. Com este número se manifesta a intenção de oferecer a graça ou salvação de Deus aos homens “na totalidade de sua existência”. É lógico que também aqui devemos aceitar que a Igreja tem poder para mudar, explicitar e até mesmo criar novas expressões simbólicas, sempre no intuito de prestar um serviço ao homem em sua totalidade.

Lucimara Trevizan

Postagens relacionadas

Os efeitos do Batismo

janaina santos santos

Os 7 sacramentos

Lua

O Batismo

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights