IgrejaLiturgia

A excelênciar da Eucaristia

Assim, este Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, embora por sua morte se havia de oferecer uma só vez ao Eterno Pai no altar da cruz, para nele obrar a redenção eterna, contudo, já que pela morte não se devia extinguir o seu sacerdócio (Heb 7, 24. 27), na última ceia, na noite em que ia ser entregue, querendo deixar à Igreja, sua amada Esposa, como pede a natureza humana,
um sacrifício visível [cân. l] que representasse o sacrifício cruento a realizar uma só vez na Cruz, e para que a sua memória durasse até a consumação dos séculos e a sua salutar virtude fosse aplicada para remissão dos nossos pecados quotidianos, declarando-se sacerdote perpétuo segundo a ordem de Melquisedec (Sl 109, 4),
ofereceu a Deus Pai o seu corpo e sangue sob as espécies do pão e do vinho e, sob as mesmas espécies, entregou Corpo e Sangue aos Apóstolos que então constituiu sacerdotes do Novo Testamento para que o recebessem, mandando-lhes, e aos sucessores deles no sacerdócio, que fizessem a mesma oblação: Fazei isto em memória, de mim (Lc 22, 19; l Cor 11, 24), como a Igreja Católica sempre entendeu e ensinou [cân. 2].

E assim, celebrada a antiga Páscoa, que a multidão dos filhos de Israel imolava em memória da saída do Egito (Ex 12, l ss), instituiu a nova Páscoa, imolando-se a si mesmo pela Igreja por mão dos sacerdotes, debaixo de sinais visíveis, em memória do seu trânsito deste mundo para o Pai, quando nos remiu pela efusão do seu sangue e nos tirou do poder das trevas, transferindo-nos ao seu reino (Col l, 13).

Cristo é o ‘arché’, o princípio através do qual tudo foi feito e que sustenta toda a ordem criada Quando esteve entre os homens, Cristo nunca deixou de estar no céu. E quando Cristo subiu aos céus na sua forma corpórea, continuou com os homens pelo batismo e pela assistência permanente do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade que tem o Pai e o Filho unidos em todas as Suas operações na terra. Negar que Cristo esteja, realmente, presente no pão e no vinho, é negar a onipotência divina! 

Se o pão é apenas pão, Deus, em Cristo, instituiu uma fantasia, fez um teatro! Não há, portanto, como negar a real-presença e o sacrifício incruento do Cristo na eucaristia — alimento espiritual, ato de adoração a Deus, que Ele mesmo instituiu e participou, antes e depois da Sua crucificação, sacrifício perfeito, definitivo e eterno, que supera todos os sacrifícios anteriores.

São João e as expressões de Jesus Cristo:
“Eu sou o pão da vida; vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo, que desci do céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente, e o pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo” (Jô 6, 48-52).

 “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. O que comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele. O que me come… viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu… O que come este pão, viverá eternamente!” (Jô 6, 54 – 59).

Postagens relacionadas

São Vital

Lua

São Teodósio

Diferença entre Dogma e Doutrina

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights