IgrejaLiturgia

A excelênciar da Eucaristia

Assim, é bem verdade que tanto uma como outra espécie contêm tanto quanto as duas espécies juntas. Pois o Cristo todo inteiro está sob a espécie de pão e sob a mínima parte desta espécie, bem como sob a espécie de vinho e sob qualquer das partes desta espécie.

Diz o Catecismo da Igreja Católica 1993:
“O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício: é uma só e a mesma vítima, é o mesmo que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere’: ‘Neste divino sacrifício que se realiza na Missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta.” (idem, DS1743, in CIC 1367).

A REAL – PRESENÇA EUCARÍSTICA
Por real concomitância em cada partícula do pão consagrado está presente o sangue do Cristo. E, em cada partícula do sangue de Cristo, por real concontância, está presente o Seu corpo. Em ambas as espécies estão presentes, portanto,o corpo e o sangue,a divindade e a humanidade do Cristo.

Mesmo comungando em uma única espécie, recebemos o corpo e o sangue do Cristo. Os padres e seus auxiliares na Missa podem comungar em ambas as espécies. Só podemos comungar uma única vez ao dia. A eucaristia pode ser levada aos doentes e incapacitados que não participem da missa. 

A eucaristia é um sacramento e é também, um sacrifício real, porém incruento, contrariamente ao que afirmam os protestantes. Os protestantes negam a real-presença e/ou o sacrifício renovado! Os luteranos afirmam a real-presença eucarística mas negam o sacrifício real, os calvinistas negam ambas a as verdades de fé do catolicismo.

O Cristo está verdadeiramente presente de forma incruenta nas espécies consagradas.

Com a eucaristia não há novos méritos a serem acrescentados ao sacrifício perfeito e definitivo do Cristo cujos efeitos foram transmitidos a todos que o acolhem em todos os tempos , ocorre , sim , uma nova aplicação da eficácia do mesmo sacrifício , uma transmissão da graça para o aumento da nossa justiça e da nossa caridade , prolongando o sacerdócio do Cristo.

Postagens relacionadas

Santo Rosário

Lua

São Sebastião

Lua

Santo Eleutério

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights