IgrejaSantos & Devoções

São Francisco de Assis

São Francisco, conhecido por sua grande humildade, amor incondicional por todos, principalmente amor à natureza, é um dos santos mais representados, e possui uma iconografia diversa, porém em todas elas ele está sempre com seu hábito marrom, cordão, o terço a bíblia, e o crucifixo.

O hábito Marrom de São Francisco
O hábito marrom de São Francisco é o mesmo utilizado por sua ordem até hoje, é uma sinal da consagração em Deus, servindo como sinal de humildade, diferenciando o comum do sagrado, evitando o uso de trajes mundanos, e a fidelidade a sua ordem religiosa. Até hoje o hábito marrom é utilizado pelos franciscanos.

O Cordão
Na imagem de São Francisco seu cinto é uma corda, representando seus votos de humildade e para com Deus, cada nó representa um dos votos: pobreza, castidade e obediência, além do desapego ao mundo e entrega total a Deus.

Os estigmas de São Francisco
Alguns santos apresentavam as estigmas, os ferimentos de Jesus Cristo, no caso de São Francisco foram os sofrimentos em seu corpo.

Os estigmas são uma das grandes provas da santidade de São Francisco, que se iniciaram enquanto meditava teve uma visão de um serafim crucificado, e após isto as estigmas começam a aparecer em seu corpo, passando os últimos anos de sua vida imitando a Jesus “como o servo crucificado do Senhor Crucificado”.

O Terço na imagem de São Francisco
Como em várias imagens o terço mostra a devoção Mariana de São Francisco, o que demonstra uma grande ligação dele com Nossa Senhora, contando com a intercessão da Virgem Santíssima.

A Bíblia na Imagem de São Francisco
Em algumas imagens de São Francisco ele carrega uma bíblia, que é a representação de que tudo que é feito por este santo é pautado na palavra de Deus e nos ensinamentos de Jesus.

Os animais na imagem de São Francisco
Em algumas imagens é possível ver a representação de animais que demonstram seu amor pela criação, inclusive São Francisco era conhecido por chamar todas as criaturas de irmãos como: irmão sol, irmã lua, irmão pássaro, irmã água…
Era comum animais em suas pregações, tanto que o dia 4 de Outubro (data de São Francisco), é comemorado também o dia dos animais, além de ser o padroeiro da ecologia e do meio ambiente, e o patrono dos animais. Além disso ele escreveu o ‘Cântico das criaturas’ e ‘Irmão sol’

A cruz de São Francisco
Em algumas imagens São Francisco de Assis é representado segurando uma cruz que representa sua total entrega a Cristo, chegando mesmo ao ponto de sofrer as estigmas.

Postagens relacionadas

Como surgiram as Indulgências?

Lua

Entenda o que é a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano

Lua

Santa Rosa de Lima

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights