IgrejaSantos & Devoções

Para que servem os Padroeiros?

Pátria e Padroeira
Devido a isso temos um santo como padroeiro de uma cidade, arquidiocese, diocese, prelazia, paróquia e quase-paróquia. Em caso de cidade podemos citar:

O Rio de Janeiro, que tem como o seu santo padroeiro São Sebastião: soldado do Império Romano no final do séc. III e início do séc. IV. Sebastião sofreu o martírio em Roma, em virtude da sua fidelidade a Cristo e à Igreja. Em 1565, foi escolhido como padroeiro da cidade, para cujos fiéis é modelo de fé, coragem, constância e disponibilidade.

São Sebastião foi um grande missionário do seu tempo, levando o nome de Jesus a todos, fortalecendo os que estavam cansados e abatidos pela perseguição religiosa daquela época.

No caso de arquidiocese podemos citar a Arquidiocese de Niterói, que tem como padroeiro São João Batista: no dia 24 de junho, a Igreja celebra a solenidade litúrgica do nascimento de João Batista, “o maior dos profetas”, que foi enviado “para preparar os caminhos do Senhor”. Ele e a Virgem Maria são os únicos em que a liturgia lembra o nascimento.

Os demais santos são comemorados no dia da morte, mas João é comemorado duas vezes: no nascimento e no seu martírio, celebrado em 29 de agosto.relacao_santos_e_beatos

Em caso de paróquia, podemos citar: a paróquia de São Jorge e as várias igrejas dedicadas a São Jorge espalhadas pelo mundo: um soldado cristão do Império Romano no século IV. Quando o imperador Diocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência.

Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou são Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica. Mas a história do santo também está envolvida em algumas lendas piedosas.

Contudo, quando falamos de padroeiro, estamos remetendo aqueles que são protetores e intercessores do povo, de uma comunidade ou de toda uma cidade. A Paz esteja com todos!

Postagens relacionadas

Lanciano, a missa que não acabou

Lua

Santa Cecilia

Lua

O motivo que nos faz celebrar o Natal

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights