CatequeseOutros assuntos

Catequista intinerante na evangelização

Como realizar, na prática, uma formação que evangelize o adulto? Como possibilitar a ele partilhar sua experiência de vida, se inserir em uma comunidade, vivenciar o mistério pascal e dar testemunho de vida?

O catequista, ao trabalhar com o adulto, também percorre o caminho que leva ao encontro pessoal com Jesus: o caminho da fé adulta para aceitação da proposta de Jesus. A sua experiência de fé e seu testemunho são elementos essenciais na evangelização. Jesus Cristo é o exemplo, o modelo a seguir. Nele, todos são chamados a participar da própria vida divina pelo Espírito Santo. É uma exigência e uma necessidade que a Palavra do Evangelho se torne palavra encarnada na vida daqueles que abraçam a fé em Jesus Cristo, e o anunciam.

Como podemos conhecer Jesus, ser presença no mundo e anunciá-lo?

Conhecer Jesus é descobrir os seus pensamentos e sentimentos; ouvir as suas propostas; identificar os seus caminhos, escutar, interiormente, o seu chamado. Quando lemos em Mateus 5,13-14: Vós sois o sal da terra, Vós sois a luz do mundo, Jesus está nos ensinando como devemos ser seu discípulo. Ele está nos dizendo como devemos interagir com o mundo e dar prosseguimento à sua obra.

Assim como o sal dá sabor nos alimentos, também os seus discípulos podem levar a comunidade a sentir o sabor de suas Palavras, colocar no seu agir os sentimentos de Cristo; deixar se iluminar pela sua luz e, depois, irradiá-la aos outros irmãos.

Sempre nos deliciamos com uma refeição bem temperada. Também o cristão é sempre esperança de melhora para o mundo. Da mesma forma que o sal tem sentido no meio da refeição, o ser cristão também tem sentido no meio da comunidade. O cristão é convidado a vivenciar os valores fundamentais do Reino de Deus, dando o seu testemunho de vida, valores esses estabelecidos nas Bem-aventuranças oferecidas por Jesus, no seu Evangelho, segundo Mateus.

Então, vamos buscar tempos novos propícios para a nossa realidade. Vamos deixar que esta realidade seja iluminada pelo anúncio da Palavra. Que o reflexo da Luz de Cristo se espalhe pelo mundo.

Refletir: Catequista, na sua comunidade acontecem iniciativas de evangelização dos adultos?

Neuza Silveira de Souza.
Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano
Bíblico-Catequético de Catequese de Belo Horizonte.

Postagens relacionadas

Diferença entre orar e rezar – as “vãs repetições”

Lua

Arquidiocese de São Paulo institui escola para catequistas

Eraldo

A catequese não é aula mas uma experiência viva da fé

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights