DevoçõesMaria

Nossa Senhora de Belém

Reis devotos
Dom Henrique muito incentivava as navegações portuguesas, e era devoto fervoroso de Nossa Senhora de Belém. Ele dizia: “Assim como a estrela de Belém guiou os Reis Magos até a manjedoura onde se achava o Menino Deus, assim também a Senhora de Belém ajudará a encontrar novas terras e o caminho para as Índias.”

Finalmente, no ano de 1497, Dom Manuel realizou uma ampliação na igreja, para que ela fosse o monastério dos irmãos da Ordem de São Jerônimo. Isso porque Dom Manuel ficou extremamente grato com o sucesso da expedição de Vasco da Gama, que tinha passado a noite em oração na Igreja de Santa Maria de Belém antes de partir para o mar.

Dom Manuel fui também o responsável pela construção da famosa Torre de Belém em homenagem a Nossa Senhora de Belém. A torre é até hoje um dos cartões postais mais famosos de Portugal.

A devoção no Brasil
A devoção a Nossa Senhora de Belém chegou no Brasil por meio dos portugueses. Antes de começar sua viagem rumo ao Brasil, Pedro Álvares Cabral esteve na igreja de Santa Maria de Belém, onde assistiu a Santa Missa e participou de uma procissão com o rei rumo ao cais, de onde iria zarpar. Na ocasião, havia uma imagem de Nossa Senhora de Belém no navio.

A imagem
A imagem que representa Nossa Senhora de Belém foi esculpida em estilo barroco. Nela, Maria segura em seu colo o Menino Jesus. Ela também segura um cajado de peregrina simbolizando que não estava na sua terra natal, mas estava a caminho.

Oração a Nossa Senhora de Belém
“À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas, nas nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada e padroeira nossa.

Lembrai-vos, ó piíssima Nossa Senhora do Belém, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido a vossa proteção, implorando a vossa assistência e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de vós me valho, e , gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo pela Vossa Intercessão. Amém.”

Postagens relacionadas

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Lua

NS. da Conceição Aparecida

Lua

Nossa Senhora de Copacabana

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights