DevoçõesMaria

Nossa Senhora de Copacabana-1

A devoção a Nossa Senhora de Copacabana vem da Bolívia, país do qual ela é a Padroeira. A palavra ‘Copacabana’ significa ‘lugar luminoso’ na língua dos Incas.

A imagem foi esculpida por um índio cristão da nação Inca, chamado Francisco Tito Yupanqui. Embora não tivesse a habilidade artística para esculpir uma imagem de Nossa Senhora, ele quis muito fazê-lo. Por isso, dedicou anos de sua vida a este aprendizado.

Por fim, conseguiu. E a imagem que ele esculpiu passou a ser cultuada. Através dela, Nossa Senhora derramou milhares de graças ao longo dos séculos no Santuário dedicado a ela na Bolívia. Por isso, ela tornou-se a padroeira daquele país. A imagem chegou ao Rio de Janeiro no ano de 1746, trazida por comerciantes bolivianos.

Por causa de graças recebidas por sua intercessão, o povo construiu uma igreja em homenagem a ela e ali nasceu o famoso bairro de Copacabana. A imagem é rica em símbolos e significados. Vamos conhece-los.

A coroa de dose estrelas de Nossa Senhora de Copacabana
A coroa de dose estrelas de Nossa Senhora de Copacabana simboliza a fidelidade de Maria à Doutrina dos Apóstolos, que eram doze. É uma alusão à Passagem de Apocalipse doze em que São João menciona ‘uma mulher vestida de sol, tendo na cabeça uma coroa de doze estrelas’.

A coroa sobre a cabeça de Nossa Senhora de Copacabana
A coroa sobre a cabeça de Nossa Senhora de Copacabana simboliza sua realeza. Esta mulher é rainha do céu e da terra.

A coroa do Menino Jesus e o globo em sua mão
A coroa do Menino Jesus simboliza também sua realeza. Ele é o Rei do Universo. Por isso, ele tem a coroa sobre a cabeça e o mundo apoiado por sua mão esquerda, simbolizando que o Rei do Universo é quem sustenta o mundo. É Ele quem faz o sol nascer sobre os justos e os injustos.

A mão direita do Menino Jesus
A mão direita do Menino Jesus está abençoando, simbolizando que toda bênção provém dele e que a maior de todas as bênçãos é conhecê-lo.
O cetro na mão direita de Nossa senhora de Copacabana
O cetro na mão direita de Nossa senhora de Copacabana simboliza o poder real. Este poder, porém, origina-se da humildade e da obediência da Mãe de Deus. Ela tem o poder da intercessão, isto é, ela percebe nossas necessidades e pede a Deus por nós, seus filhos.

A cesta pendurada no punho esquerdo de Nossa Senhora de Copacabana
A cesta pendurada no punho esquerdo de Nossa Senhora de Copacabana tem dois significados. Primeiro, ela lembra o trabalho dos indígenas e de todos os trabalhadores, significando que Nossa Senhora se importa com o trabalho e o sustento de seus filhos.

O segundo significado é quando a cesta contém dois pombinhos. Isto lembra a passagem da Apresentação de Jesus no Templo, quando Maria e José ofereceram dois pombinhos ao Senhor. Esta era a oferta dos pobres.

O cinto preto de Nossa Senhora de Copacabana
O cinto preto de Nossa Senhora de Copacabana simboliza a morte para o pecado. Em todas as suas mensagens, Nossa Senhora insiste em que nos afastemos do pecado para termos a vida em abundância.

A meia lua negra aos pés de Nossa Senhora de Copacabana
A meia lua negra aos pés de Nossa Senhora de Copacabana simboliza as forças do mal. Este era um símbolo amplamente utilizado e reconhecido pelos indígenas das Américas. E a meia lua negra Estando aos pés da Virgem Maria, significa que ela vence o mal e tem poder sobre ele. Assim, podemos recorrer a ela nos momentos de tentação e de ataques do maligno.

As estrelas e os enfeites que adornam a meia lua negra simbolizam as artimanhas do maligno para nos enganar e seduzir. A Virgem Maria nos ensina que precisamos pedir discernimento e sabedoria para podermos distinguir estas enganações que podem nos levar à perdição.

A roupa branca de Nossa Senhora de Copacabana e do Menino Jesus
A roupa branca de Nossa Senhora de Copacabana e do Menino Jesus simboliza a pureza dos dois. Pureza de coração, retidão, bondade e amor é tudo o que brota do coração de Maria e de Jesus, ambos puros de coração.

E eles querem que nós também tenhamos esta pureza de coração. Ela pode ser alcançada pela oração, pelo contato constante com Jesus e Maria através da oração, do amor, da caridade.

Os raios dourados em volta de Nossa Senhora de Copacabana
Os raios dourados em volta de Nossa Senhora de Copacabana simbolizam a glória celeste em que ela está. A Virgem Maria está no céu, na glória de Deus. E lá, junto do Pai, ela intercede por nós.

Postagens relacionadas

Efeitos da oração do Rosário

Lua

O significado de cada parte da Ave-Maria

Lua

Nossa Senhora de Guadalupe

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights