Outros assuntos

Desafios da catequese no cenário da pós-modernidade

terceira hipótese, partindo da singularidade da vida cristã como experiência do mistério, propõe a pedagogia da iniciação como método próprio da catequese cristã e obriga a encarar o tão polêmico tema da linguagem ou da gramática da fé. Konings usa uma feliz expressão quando fala de “‘iniciação atrasada’ para o batizado que deseja assumir conscientemente ou até reiniciar sua vida de fé”.

Se a Igreja escolheu, ao longo destes 2 mil anos, batizar os filhos na fé dos pais e pretende sustentar tal prática neste tempo que se chama pós-modernidade, pelo menos ofereça aos batizados condições de conhecer sua fé, fazendo profunda experiência do Deus vivo no qual eles foram mergulhados pelo batismo.

É o mínimo que se espera da Igreja, uma vez que, pelo sacramento do batismo, o fiel se encontra a ela vinculado por laços sacramentais. E que cada pessoa tenha o direito e a liberdade de fazer essa experiência e rejeitá-la, caso ela não lhe pareça convincente ou conveniente para seu momento de vida.

O caráter iniciático da fé é respeitoso: partindo do núcleo central da fé — o Deus amoroso que se revelou em Jesus Cristo e atua na Igreja por seu Espírito —, a mãe Igreja toma o fiel pela mão e caminha com ele num processo gradativo e contínuo, como fez Jesus com dois de seus discípulos no caminho de Emaús.

Em etapas não lineares, mas concatenadas e complementares, por meio da Escritura, a catequese oferece a seus destinatários a oportunidade de conhecer e experimentar a presença do Ressuscitado. Cumpre, desta forma, um direito sagrado do qual ninguém pode ser subtraído: o de conhecer Jesus e sua palavra transformadora, que compromete até às vísceras aquele que com ela se identifica.

quarta hipótese sustenta que, em todas as etapas e situações, a catequese cristã comporta um desenvolvimento coerente do mistério cristão. A catequese como acolhida da revelação do Deus uno e trino comporta também o assentimento da inteligência, uma positividade da qual o homem pós-moderno não abdica e uma originalidade e organicidade que a Igreja conserva e transmite.

Já não parece ser possível pensar o ser humano que passou pela experiência da Ilustração sem esse assentimento da inteligência. A pós-modernidade que se nos apresenta não acolhe passivamente a modernidade com sua centralidade da razão, mas não a dispensa.

Assumir a pós-modernidade não significa voltar à pré-modernidade, num modelo de mundo teocêntrico, onde o argumento da autoridade vigorava e os argumentos da razão não tinham vez, relegando o ser humano à periferia desse círculo. Nem sequer sugere uma catequese light, feita só de músicas e meditações, em que o belo, o lúdico e o místico roubam a cena e ocupam o lugar da profecia.

A fé cristã comporta elementos de racionalidade e compromisso. Em nome da pós-modernidade, a teologia não pode ser desdenhada em favor de uma espiritualidade diluída e sem conteúdo, assim como a profecia — o compromisso com o reino de Deus — não deve ceder espaço a uma religião egocêntrica e egolátrica.

A racionalidade da fé continua presente, não de forma linear e escolar, mas de forma mistagógica. A profecia ganha ainda mais vigor que antes, todavia ou ela passa pelo belo, pelo lúdico e pelo místico, ou não falará mais nada ao homem pós-moderno.

c) Perceber os pressupostos teológicos que sustentam o paradigma de uma catequese evangelizadora

Diante dos desafios da sociedade pós-moderna, torna-se imperativo pensar um novo paradigma catequético. Os catequetas têm tendido a elaborar uma catequese evangelizadora, mais centrada na iniciação cristã, ainda que seu destinatário já tenha recebido alguns dos sacramentos da iniciação.

Postagens relacionadas

Instituição do Ministério do Catequista é explicada a padres da Diocese

Consolidar formação paroquial de catequistas é meta para 2023

Série de vídeos formativos auxiliam catequistas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights