Outros assuntos

Desafios da catequese no cenário da pós-modernidade

O objetivo então seria aprofundar o compromisso com o mestre Jesus, delineando as exigências éticas próprias do cristianismo, sem perguntar se existe a adesão primeira.

Villepelet alerta, porém, para a nova configuração social: “Hoje já não podemos pressupor uma sintonia real entre nossos contemporâneos e o mistério cristão do amor e seu poder de renovação. A boa-nova não se encontra mais no depósito da memória viva nem anima o horizonte das expectativas dos seres humanos”.

Negar essa realidade seria partir de uma premissa falsa. Ainda que todo o raciocínio seja coerente, a conclusão fica comprometida pela invalidade da premissa.

2.2. A renovação catequética e sua contribuição
A renovação catequética, promotora da superação do período catequístico, quando se fazia uso dos catecismos e se dava importância à memorização das fórmulas, chegou com força ao Brasil e a toda a América Latina.

Uma autêntica hermenêutica do Vaticano II eclodiu nas Conferências Episcopais da América Latina, dando amplo espaço à renovação catequética, que ganhou vida e tomou corpo no Brasil com o documento Catequese Renovada da CNBB, em 1983. Uma revolução catequética foi instaurada: novo modelo teológico, com vertente mais antropológica, ocupava o lugar cativo da teologia descendente; a Igreja corpo de Cristo — entendida de modo estático e hierárquico! — cedia lugar para a nova imagem de Igreja povo de Deus;

a pedagogia do ensino — entendendo o destinatário da catequese como uma tábula rasa — abria espaço para a pedagogia da aprendizagem, alicerçada em Piaget ou no brasileiríssimo pedagogo dos pobres, Paulo Freire. Uma visão muito otimista da humanidade! Assim, a catequese se propõe revelar aos catequizandos o que eles têm dentro de si mesmos sem o saber, fazendo uma conexão entre fé e vida.

Uma pedagogia muito indutiva: o encontro com Deus se dava a partir da vida, da experiência concreta à luz da Palavra. E quantas conquistas se obtiveram, quantos desafios enfrentados com sucesso, quanta encarnação na realidade latino-americana, de modo particular, que só podia resultar em avanços.

Postagens relacionadas

A vocação de catequista é importante para abrir a mente.

Encontro de catequistas do Brasil

Eraldo

Papa elogia papel “insubstituível” dos catequistas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights