Pe. Ernesto

O Batismo de Jesus

O Batismo de João não era sacramento, sendo que foram instituídos por Jesus. Era um rito de iniciação à Comunidade Messiânica aonde renunciava ao pecado, convertia-se a uma vida nova e passava a integrar a Comunidade do Messias. Era uma antecipação do Batismo cristão, na “água e no Espírito”.

O que significa o Batismo para nós? Talvez saibamos da importância e da necessidade do Batismo, como nos descreve as Escrituras Sagradas: A Nicodemos, Jesus afirma: “Só se salvará quem renascer…”; na Ascensão, recomenda: “Ide… Batizai…”.

São Paulo resumia as obrigações e esperanças dos cristãos: “Pelo batismo, fomos adotados filhos…” Sabemos bem o que o batismo realiza na pessoa: lava a mancha do pecado original; dá uma vida nova; nos torna membros do Povo de Deus e da Igreja, nos torna Filhos de Deus e herdeiros do céu.

O Santo Padre Bento XVI ao refletir sobre o Batismo no último domingo asseverou: “É este mistério maravilhoso que constitui nosso “segundo nascimento” – o renascimento de um ser humano a partir do “alto”, de Deus (cf. Jo 3:1-8) – é realizado no signo sacramental do batismo. Por este Sacramento, o homem se torna realmente filho, filho de Deus.

A partir de então, o propósito da sua existência passa a ser atingir, de modo livre e consciente, aquele que é, desde o início, o destino do homem. “Torna-te aquilo que és” – é o princípio básico de educação da pessoa humana redimida pela graça”.

Mais do que um gesto de tradição o Batismo nos dá uma nova constituição: a de filhos amados de Deus e seus discípulos-missionários.

Que possamos assumir a nossa condição de filhos, na pureza de intenções, já que lavados de nossos pecados somos chamados a viver a graça da virtude e da santidade inseridos na vida da Mãe Igreja para darmos testemunho do Deus vivo.

DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.

Postagens relacionadas

Um politico ficha limpa

Lua

Imagem Sacras

Lua

A figura de Cristo

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights