IgrejaOutros assuntos

Como assim “Ele está no meio de nós”?

Chamado

Em particular na Liturgia Tradicional, mas ainda no Rito Novo, a expressão é usada também para chamar a atenção dos fiéis para momentos que precisavam de uma atenção maior. Por exemplo: Coleta, Evangelho, Prefácio, etc. No Rito Tradicional, quando o sacerdote, antes da Oração Coleta, ia saudar o povo com o “Dominus Vobiscum”, ele osculava o altar, símbolo de Cristo, virava-se aos fiéis e abria os braços, como que num gesto de acolhimento que recebe de Cristo toda a sua eficácia.

No Rito Tradicional, quando o sacerdote, antes da Oração Coleta, ia saudar o povo com o “Dominus Vobiscum”, ele osculava o altar, como que recebendo a “Paz do Senhor”, virava-se aos fiéis e abria os braços, como que num gesto de distribuição desta paz, que recebe de Cristo toda a sua eficácia.

A resposta: E com o teu Espírito
Também vemos a resposta “E com o teu Espírito” em vários trechos das Escrituras. Em particular, 2 epístola de S. Paulo aos Timóteos, Gálatas 6, Filipenses 4, etc. Pelo menos desde o século II vemos esta resposta, que significa o desejo do povo de que o sacerdote também receba a mesma graça para bem rezar a Missa, para que Deus esteja com o seu espírito – isto é, o espírito sacerdotal que ele recebeu em sua ordenação.

O “E com o teu Espírito”, portanto, expressa de maneira excelente a união de oração entre os fiéis e o sacerdote, e a hierarquia nesta celebração, pois o povo se une a ele, e não o contrário.

A burlesca resposta “Ele está no meio de nós”
Como vimos, existe um grande significado no diálogo “O Senhor esteja convosco, e com o teu Espírito“. Os fiéis de língua portuguesa infelizmente não vivem esta profundidade. Fomos privados disso. A tradução do Missal para o português é cheio de controvérsias e erros. Vamos trazer todos os erros de tradução num artigo futuro.

A lista é bem grande, o que indica que não foi um simples descuido, mas algo feito com uma intenção, e esta intenção é exatamente mudar a fé, pois “Lex Orandi, lex credendi“, isto é, a “Lei da Oração é a lei da Fé“. Mudando-se a oração, muda-se a Fé.

Postagens relacionadas

Excelência e eficácia da Liturgia

Lua

Entenda o significado da Missa do Crisma

Obras de Misericórdia

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights