IgrejaSantos & Devoções

Por que existe uma festa para todos os Santos?

A comemoração do Dia de Todos os Santos se iniciou na Antioquia durante o século IV, sendo realizada no primeiro domingo após Pentecostes, servindo apenas para relembrar os mártires, porém sua data seria fixada pela primeira vez em Roma durante o Século VI para o dia 13 de maio.

Porém durante o ano de 835, no pontificado do Papa Gregório IV a data seria finalmente fixada para o dia 1 de novembro.

Durante muito período antes do Concílio Vaticano II se acreditava que apenas alguns escolhidos seriam capazes de viver no caminho da santidade, porém após este Concílio este pensamento foi refutado, onde foi declarada a “vocação universal à santidade”. Ou seja, com isso podemos entender que todos são chamados à perfeição cristã.

Os Santos Mártires
Durante muitos anos os Cristãos foram perseguidos e sofreram mortes cruéis nas mãos dos pagãos, e os primeiros à serem lembrados durante O Dia de Todos os Santos são eles, que mostraram com suas vidas sua fé em Deus acima de todas as coisas, pois mesmo diante da morte demonstraram um grande amor ao Nosso Pai.

Em Apocalipse podemos encontrar uma passagem onde João consegue ver os santos que interagem com Deus, e o próprio Senhor os pede para aguardarem o templo para instaurar a justiça na terra: “Vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em alta voz, dizendo:

Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra? Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos” (Ap 6, 9-11).

Ou seja, após a morte aquele que alcançou as graças do Pai e foi para junto dele estão intercedendo pelos que estão na terra, aguardando a volta de Jesus para “despertar. Porém devemos entender que é errôneo assumir que as almas estão dormindo como é explicado na própria bíblia nos seguintes trechos:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb 9, 27); e também quando Jesus diz ao que foi crucificado junto com Ele: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43). Também não fica inconsciente: “Estando ele (o rico, já após sua morte) nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio” (Lc 16, 23).

A vida em Santidade é possível a todos os Católicos
Não apenas os mártires conseguem alcançar a Santidade, mas há muitas pessoas que durante sua vida foram tementes a Deus, praticaram a caridade em sua vida. E esses fiéis também são relembrados no Dia de Todos os Santos.

Lembrando que todos são chamados à santidade: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mt. 5:48).

Ou seja, podemos todos viver uma vida em santidade, assim como muitos o fizeram, vivendo as bem aventuranças, e aqueles que alcançaram essa graça são também lembrados por todos nós católicos neste dia importante.

Oremos a todos os Santos e Santas da Igreja.

Postagens relacionadas

Advento

Lua

Sagramento do Matrimônio

Lua

São Nicolau

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights