Novo Testamento

O 2º Grande Mandamento

O SEGUNDO GRANDE MANDAMENTO E o segundo grande mandamento do Senhor é semelhante ao primeiro: Amar ao próximo como a si mesmo. O que significa, e como praticar o amor ao próximo? Muitos, ao referir-se sobre o amor ao próximo, dizem:

Olhe para o irmão que está ao seu lado, lhe dê um abraço e diga que o ama. Irmãos, isso não é demonstração de amor, aliás, recomendamos a não participar desse feito, porque isso é uma expressão de hipocrisia. Para amarmos ao próximo, precisamos primeiramente, ter amor próprio, porque quem não ama a si mesmo, não sabe amar a ninguém, vamos meditar sobre este tópico.

AMAR A SI MESMO: o que é amar a si mesmo? Amar a si mesmo é se conscientizar que temos um espírito que é imortal e que a vida não se resume ao descermos ao sepulcro, aliás, esse momento é o início de uma nova fase da vida, porém, em outras dimensões.

Amar a si mesmo é renunciar o pecado, arrepender-se das más obras, converter-se ao infinito amor do Senhor Jesus, nascer de novo e ser uma nova criatura lavada e remida pelo sangue de Cristo. Tomar a sua cruz e viver na fé do Filho de Deus, o qual nos amou e se entregou a si mesmo em sacrifício para nos remir do pecado.

Viver em humildade e singeleza de coração. Amar a si mesmo é sentir o desejo de fazer a vontade do Pai, edificar uma morada para o espírito que é imortal, alcançar a santidade para a salvação junto a Jesus Cristo e os seus santos anjos, para viver eternamente num lugar onde não haverá mais morte, nem pranto, nem dor, e nem clamor.

É oportuno destacar que, a grande preocupação do homem hoje é com a saúde e o bem estar do corpo físico, a obsessão pela estética e a aparência exterior, esquecendo-se de valorizar o bem maior, o espírito, o qual viverá eternamente. E a Palavra do Senhor alerta que o mundo com a sua perversidade passarão; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

AMOR AO PRÓXIMO Agora que já aprendemos um pouco sobre o amor próprio, vamos aprofundar na ordenança do Senhor Jesus sobre amar ao próximo, como a si mesmo, sobre o qual, advertiu Jesus em todos os livros do Novo Testamento. Amar ao próximo, é amar os vossos inimigos, é bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem (Mateus 5.44).

Jesus destacou muitos exemplos de amor ao próximo na escritura, e deixou o maior testemunho de amor em si mesmo, para que o imitamos em sua perfeição, e recomendou: O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei também.

E como Jesus nos amou, senão oferecendo-se a si mesmo em sacrifício vivo para apagar os nossos pecados? Esse é o maior exemplo de amor ao próximo, se necessário, oferecer a sua própria vida por amor ao próximo.

Assim, também confirmou no Sermão da Montanha (Mateus 25.31 a 46), quando vier na sua glória com os seus santos anjos, para o julgamento dos povos, e todas as nações diante dele, separará as suas ovelhas para a direita, mas os bodes ficarão a esquerda, e dirá o Rei para as suas ovelhas: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, me visitastes; preso, fostes me ver. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou nu, ou forasteiro ou enfermo ou preso e te servimos?

O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um dos meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. E dirá também o Rei aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes me ver. E eles também lhes perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te servimos?

Postagens relacionadas

O que é a Bíblia?

Lua

Os Apóstolos e o crescimento da Igreja

Lua

Guia para ler o Novo Testamento

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights