ColaboradoresPe. Ernesto

Naquela noite santa

Na primeira biografia de São Francisco de Assis, redigida quase de jato, durante o ano de 1228, por frei Tommaso da Celano, pouco mais de um ano após a morte do Santo, o frade-biógrafo realça a fisionomia espiritual do “Poverello” de Assis com estas rápidas pinceladas: “a aspiração mais alta, o desejo mais ardente, a vontade mais firme de Francisco era de observar perfeitamente e sempre o Santo Evangelho e imitar fielmente os exemplos de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Na meditação contínua sobre as palavras e as obras de Jesus Cristo, Francisco levava a serio a dimensão humana do Filho de Deus, sobretudo era tocado profundamente pela humildade da Encarnação: seu nascimento numa estrebaria e sua obediência até a morte e morte de cruz. Uma ilustração deste sentimento, “digna de perene memória”, – escreve frei Tommaso – está no episódio, acontecido em Greccio, na noite de Natal, “três anos antes da morte do Santo”, em 1223.

Duas semanas antes da Natividade do Senhor, Francisco havia convocado o amigo querido Giovanni e lhe disse: “Se queres celebrar em Greccio o Natal do Senhor, vai à minha frente e prepara o que te digo. Gostaria de representar o Menino, nascido em Belém, e, de certo modo, ver com os olhos do corpo o desconforto em que ele se encontrou por falta das coisas necessárias a um recém-nascido; como o reclinaram numa manjedoura e como jazia em cima da palha entre o boi e o jumentinho”.

O amigo Giovanni corre e prepara tudo, conforme o desejo do frei Francisco. E, eis a maravilha das maravilhas: “muitos frades de várias partes acorreram; chegaram também homens e mulheres da redondeza, com ar de festa, carregando, cada um segundo suas posses, velas e tochas para iluminar aquela noite, em que se acendeu no céu a Estrela, que devia iluminar os dias dos tempos e da história humana e ser fermento de uma nova humanidade”.

Por fim, chegou Francisco. Vendo que tudo estava arrumado conforme seu desejo, ficou radiante de alegria: a manjedoura e a palha no seu lugar, como também o boi e o burrico e uma criança no colo da mãe, com o esposo ao lado dela.

“Naquela cena comovente – sublinha Tommaso da Celano – resplendia a simplicidade evangélica, louvava-se a pobreza voluntária, era ressaltada a virgindade consagrada e recomendava-se a humildade sincera”. Greccio, assim, se tornou a nova Belém. Naquela noite, clara como o pleno dia, suave para os homens e os animais, o povo acorreu jubiloso com um gozo antes jamais saboreado:

“O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós; de sua plenitude todos nós recebemos graças sobre graças” (Jo 1,14-16). Enquanto a floresta ressoava de vozes e os rochedos imponentes ecoavam coros festivos, os frades cantavam cânticos escolhidos para adorar o Senhor, que tinha nascido.

A noite parecia toda uma vibração de alegria. Francisco estático, diante do presépio, vibrava de compunção e de gozo inefável; veio, também, o sacerdote para celebrar solenemente a Eucaristia e, perante aquele presépio vivo, ele próprio degustou uma consolação, que jamais tinha experimentado antes. “Francisco revestiu-se dos paramentos diaconais – pois era diácono – e cantou com voz sonora o Evangelho lucano da natividade do Senhor.

Aquela voz, forte e suave, límpida e sonora, arrebatou em todos os desejos do céu. Depois falou ao povo e com palavras dulcíssimas, reevocou o recém-nascido Rei, pobre e obediente, manso e humilde. Muitas vezes, querendo referir-se a Jesus Cristo, abrasado de amor celeste, o chamava Menino de Belém”.

Na descrição de um simples e desprendioso frade medieval, temos assim a crônica fiel do primeiro presépio vivo, acontecido na história cristã, presépio imaginado e preparado por São Francisco. A ingênua e tosca representação, segundo o biógrafo, encheu o coração do “pobrezinho” de profunda emoção religiosa.

Diante do seu presépio, Francisco chorou de paz e alegria, enquanto mergulhava na meditação de um Deus, que quis assumir a natureza e a condição humana no seio virginal de uma jovem de Israel; sem privar-se de sua glória divina “se esvaziou para tornar-se perfeito homem – escreve o Apóstolo Paulo (Fl 2,6-8); revestindo-se em tudo da condição de escravo, se fez semelhante a nós, exceto no pecado” (Hb 4,15).

Francisco quis, assim, se unir aos pastores e aos magos, a Simeão e Ana, que estavam no Templo, para adorar o Menino, tiritante de frio, mal coberto por uns trapos, vagindo e chorando sobre palhas numa manjedoura, e reconhecer, naquela criança recém-nascida, o próprio Filho do Altíssimo, o Rei Imortal, o Emmanuel, o Deus-conosco, o ponto de convergência de todos os corações.

Eis o mistério do Natal, o maior mistério da nossa fé, mistério que é coexistência de realidades contrastantes, aparentemente e humanamente inconciliáveis. Que a humanidade inteira, o micro e o macrocosmo, toda a criação, as galáxias e os oceanos, como também os anjos do céu, os santos e todos os seres humanos tementes a Deus, à semelhança de Francisco, se prostrem diante desta criança indefesa, pequena e pobre, deitada na palha e digam em alto e bom som:

“Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 21,28). O mistério do Natal, como o viu profeticamente Francisco, naquela noite, no Presépio de Greccio, consiste nisto: fusão perfeita entre “a humildade da Encarnação” e a “Glória do Deus, feito Homem”. Desejando a você, querido leitor, colocar no centro deste Natal o Divino Infante, peço ao Menino Jesus dar-lhe aquela paz e alegria, que experimentou São Francisco de Assis naquela noite santa, ao contemplar o Deus-humanado no regaço de Maria e que o presépio, escola das mais altas virtudes humanas e cristãs, inspire nossos pensamentos e ações. Às famílias enlutadas pelo grave acidente rodoviário, mais uma vez quero expressar, em meu nome e da comunidade de São José, os meus pêsames mais sinceros e a minha oração mais fraterna.

Padre Ernesto
p.ernestoae@gmail.com

Paróquia São José – SAD – GO

Postagens relacionadas

Carta Apostólica Porta Fidei

Lua

Festa do Batismo do Senhor

Lua

Dom Leomar Brustolin fala sobre desafios da catequese

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights