O que é a liturgia?
IgrejaLiturgia

Excelência e eficácia da Liturgia

Cidade do Vaticano (RV) – No nosso espaço Memória Histórica – 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos continuar a tratar no programa de hoje sobre a renovação litúrgica trazida pelo Concílio. No programa passado, Padre Gerson Schmidt nos trouxe em sua reflexão as cinco maneiras de Cristo estar presente na celebração eucarística:

Pelo ministro que celebra, nas espécies eucarísticas, nos sacramentos, na Palavra e na comunidade de amor. Na edição de hoje deste nosso espaço, o sacerdote incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre nos fala sobre “Excelência e eficácia da Liturgia”:

“Comentamos anteriormente as presenças de Cristo na liturgia, na ação eucarística, comentando a Constituição Sacrossanctum Concilium, sobre a renovação da Liturgia, em seu número 7. Neste número fala de 5 presenças de Cristo na liturgia, em especial na Santa Missa:

Presente Cristo na liturgia pelo ministro que celebra, presente na espécies eucaristias, no sacramento como tal, na sua palavra e na comunidade de dois ou mais reunidos em seu nome. Arriscamos ainda em afirmar aqui, nesse espaço, uma sexta presença de Cristo pelo amor vivido, construído, celebrado. Onde está o amor, ali está Deus.

Na segunda parte desse número 07 da Sacrossanctum Concilium há algo importante que gostaríamos aqui de destacar. Diz assim o documento conciliar da renovação litúrgica: “Com razão, portanto, a liturgia é considerada como exercício da função sacerdotal de Cristo.

Ela simboliza através de sinais sensíveis e realiza em modo próprio a cada um a santificação dos homens; nela o corpo místico de Jesus Cristo, cabeça e membros, presta a Deus o culto público integral.

Por isso, toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e do seu corpo, que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia nenhuma outra ação da Igreja iguala, sob o mesmo título e grau” (SC, 07).

Em outras palavras: A liturgia, como exercício da função sacerdotal de Cristo cabeça realiza, em modo próprio a cada um, a santificação dos homens, membros do Corpo Místico. Diz mais nessa declaração conciliar: que não existe outra ação da Igreja mais eficaz e sagrada do que a Santa Missa. Palavras textuais do SC: “é uma ação sagrada por excelência”. É o ponto de convergência de toda a ação da Igreja.

A Eucaristia é cume e ápice de toda a obra da Igreja, de toda a ação pastoral, de toda a obra de evangelização. É o que vemos claramente descrito, um pouco mais adiante, no número 10 da SC: “Contudo, a Liturgia é o cimo – o cume para o qual se dirige a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte donde emana toda a sua força.

Na verdade, o trabalho apostólico ordena-se a conseguir que todos os que se tornaram filhos de Deus pela fé e pelo batismo, se reúnam em assembleia, louvem a Deus na Igreja, participem no sacrifício e comam a Ceia do Senhor”(SC,10).

E completa esse mesmo número assim: “Da liturgia, portanto, e particularmente da eucaristia, como de uma fonte, corre sobre nós a graça, e por meio dela conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação de Deus, a que se ordenam como a seu fim todas as outras obras da Igreja”.

Tudo emana, converge e se impulsiona por meio da Eucaristia. “A missa é um ato divino em volta do qual gravita a vida da Igreja, e de que é a irradiação: o Centro onde ela recebe todos os impulsos e para o qual ela tende sem cessar; a nascente viva de onde ela emana e o oceano onde regressa. É sacrifício de Redenção, simultaneamente eterno e perpetuado no tempo, no Céu diante de Deus, na terra entre nós¹” .

Postagens relacionadas

Santo Eleutério

Eraldo

São Valério de Treviri

Santa Luísa de Marillac

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights