IgrejaSantos & Devoções

São Maximino Bispo, Confessor

Em Tréveris, onde vivia o imperador do Ocidente Constante, irmão de Constâncio, São Maximino fez valer todos seus esforços para garantir que esse príncipe não sucumbisse às maquinações da heresia. Ele combateu também valentemente pela fé ortodoxa nos Concílios de Milão, de Sárdica e de Colônia.

Depois do Concílio de Sárdica, os arianos propalaram como sendo desse Concílio, um documento no qual excomungavam designadamente São Maximino, o papa Júlio, Santo Atanásio e os principais prelados ortodoxos.

Alegavam contra o bispo de Tréveris ter sido ele a causa de que o imperador Constantino não recebesse os deputados de um concílio dos arianos. Outro de seus crimes seria o ter recebido em sua cidade episcopal São Paulo de Constantinopla.

Um fato pitoresco ocorrido com esse santo foi que, numa viagem para Roma, tendo um urso devorado o animal que levava sua bagagem, o santo o obrigou a carregá-la.

São Maximino não sobreviveu muito ao Concílio de Sárdica. Em seu retorno da Iliria, ele foi a Tréveris pôr em ordem os negócios de sua igreja; depois, para visitar seus parentes ou amigos, ou por outra razão ignorada, dirigiu-se ao Poitou.

São Maximino faleceu em Mouterre-Silly, cidade em que tinha nascido, por volta do ano de 349. Seu corpo foi depois transferido para Tréveris onde multidões o iam visitar pelo grande número de curas sobrenaturais que os doentes aí recebiam.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Úrsula Ledochowska, Cirilo de Cesareia e Sisínio.

70 / 100

Related posts

Sacramento não é serviço de compra e venda, diz pároco

Entre a Cruz e o trono

Eraldo

Entenda o que é a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano

Lua

Deixe um comentário