IgrejaOutros assuntos

Crise de fé

Preocupado com o que considera uma “profunda crise de fé”, que atingiu o mundo moderno, o Papa Bento XVI proclamou o Ano da fé, com a Carta Apostólica “Parto Fidei”, no dia 11 de Outubro de 2012.

O ano da Fé quer comemorar o Cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e os 20 anos da  promulgação do Catecismo da Igreja Católica; vai ser celebrado até o dia 24 de novembro deste ano, 2013, na solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo.

O Ano da fé na intenção do Santo Padre, o Papa Bento XVI, quer ser um tempo privilegiado, de particular reflexão para a redescoberta da fé, para que todos os membros da Igreja sejam, no mundo de hoje, testemunho “Credíveis” e alegres do Senhor Ressuscitado, capazes de indicar a “porta da fé” a todas as pessoas que buscam o Deus e os valores do Espírito, de coração sincero.

Esta “porta” abre o olhar do homem para Jesus Cristo, presente no nosso meio “todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20). “A arte de viver – diz Bento XVI – se aprende numa relação profunda com Jesus Cristo e colocando-se na sua escola, pondo “nossos olhos fixos nele, autor e consumador de nossa fé” (Hb 12,1). “Com sue amor – diz ainda o Papa – Jesus Cristo atrai para si os homens de cada geração.

Em todo tempo, Ele convoca a Igreja, confiando-lhe o anúncio do Evangelho com um mandato, que é sempre novo. Por isso, também, hoje, é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a Alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé”.

O “Ano da fé” é uma oportunidade para uma autentica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. A Igreja, é cada um de seus membros, são chamados a fazer brilhar, com sua própria vida, a palavra da verdade, que é o próprio Jesus Cristo. “Não podemos aceitar – finaliza Bento XVI; – que o sal se torne insípido e a luz fique escondida” (MT 5,13-16).

Casal fiel deve assumir, assim, sobretudo nesse ano, o compromisso de confessar a fé plenamente, com renovada convicção, confiança e esperança. As comunidades cristãs são chamadas a intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente, na Eucaristia.

Todas as famílias cristãs são convidadas, também, a rezar o “Credo”, todos os dias. Redescobrir riquezas e a alegria da fé é o maior dom, que a comunidade dos discípulos de Cristo, poderá oferecer ao mundo de hoje, saciados de bens efêmeros, mas pobre da luz e consolação da fé.

A Congregação para a Doutrina da fé por ordem do Papa Bento XVI, redigiu uma nota que contem algumas indicações para a vivencia deste tempo de graça, “sem excluir outras propostas, que o Espírito Santo suscita entre os Pastores e fiéis”. O Documento salienta a necessidade de ações concretas que propiciem uma redescoberta da fé “na sua integridade e em todo o seu esplendor”.

Antes de tudo – destaca a nota – é preciso um estudo efetivo e afetivo dos documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica e o aprofundamento sobre o valor da celebração litúrgica, particularmente da Eucaristia.

A nota encoraja as romarias à Sé de Pedro, para ali, unidos ao seu sucessor, professarem a fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, como também as peregrinações À Terra Santa, lugar que por primeiro viu a presença de Jesus, o Salvador, e de Maria, sua mãe.

A Jornada Mundial da Juventude visa suscitar e reforçar a fé no mundo juvenil. É oportuno promover e organizar simpósios, congressos e encontros, que favoreçam o encontro com autenticas testemunhas da fé e o conhecimento dos conteúdos da doutrina católica deve ser promovidos, enfim, iniciativas ecumênicas a fim de “invocar e favorecer a restauração da unidade entre todos os cristãos, que é um dos propósitos do Concilio Ecumênico Vaticano II”.

O Ano da fé quer ser um forte apelo a todos os membros da Igreja ao empenho, a fim de que este tempo seja uma ocasião privilegiada para uma autentica experiência e partilha daquilo que o cristão tem de mais caro: Cristo Jesus, Rei do Universo, a Ponte entre o céu e a Terra, único Mediador entre Deus e o homem, principio e fim de todas as coisas, o segredo da história, a chave dos nossos destinos, o Filho Eterno de Deus. Jesus Cristo: este é o perene anuncio, a voz que é preciso fazer chegar a toda a terra e por todos os séculos.

Postagens relacionadas

Por que Jesus foi batizado?

Lua

Desenhos Bíblicos Daniel o Profeta

Lua

São Cirilo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights