20.5 C
Ceilândia
Deus Pai: coração de Mãe e jeito de Avô
Doutrinas & Dogmas

Deus Pai: coração de Mãe e jeito de Avô

87 / 100

Notas

AG, 2.
AGOSTINHO, A Trindade, São Paulo, Paulus, 1995, p. 257.
JOÃO PAULO II, “Homilia pronunciada no Seminário Palafoxiano de Puebla (28 de janeiro de 1979)”, nº 2, em A Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Puebla: Conclusões, São Paulo, Loyola, 1979, p. 40.
GEBARA, I., Trindade, palavra sobre coisas velhas e novas. Uma perspectiva ecofeminista, São Paulo, Paulinas, 1994, p. 23.

Catecismo da Igreja Católica, 236. Cf. também GARCÍA-MURGA, J. R., “Teologia e Economia”, em Dicionário Teológico: O Deus Cristão, São Paulo, Paulus, 1998, p. 854: “A economia se refere à comunicação (dispensatio) da salvação segundo a dinâmica da encarnação, e nos proporciona um modelo concreto, a pessoa e a vida de Jesus Cristo, para situar-nos diante de Deus em nosso mundo e em nossa história. A teologia nos abre a profundidade insondável desta salvação como comunhão no próprio Deus e com o próprio Deus, e nos apresenta o sentido mais profundo e a densidade última da economia e da história humana”.

Rubem Alves procura indicar o caminho da convivência entre as pessoas como possibilidade de se aceder ao Deus Trindade, não através dos conceitos abstratos, mas através do cotidiano: “O Natal anuncia que Deus fugiu de ser Deus. Invejou os prazeres que os homens podiam ter, e Ele não: dormir, tomar banho de cachoeira, chupar mexerica, brincar, fazer amor, ter de se esforçar por conseguir. A teologia cristã dá a isso o nome de ‘encarnação’. O Natal é Deus dizendo que divino, mesmo, é o humano. Agora os três andam pela terra.

Não mais como Pai, Filho e Espírito Santo (esses ficaram no céu), mas como avô, neto e brincadeira. Pai não serve. Tem de ser avô. E por que brincadeira, em vez de Espírito Santo? Porque o Espírito Santo, na tradição teológica ortodoxa, é o que acontece entre o Pai e o Filho (só para teólogos: é o ‘filioque’)Ora, o que acontece entre avô e neto é que eles brincam. Brincar é a mais divina de todas as atividades!” (ALVES, R., “Em nome do avô, do neto e da brincadeira”, em Folha de S. Paulo, 27/12/1998, p.1.3).

Na perspectiva do artigo de Rubem Alves, citado acima, poderíamos falar de uma concepção de Deus na linha do avô: atencioso, solícito, atento às necessidades dos netos(as)!
DENZINGER, H., Enchiridion Symbolorum. Definitionum et Declarationum de Rebus Fidei et Morum, Bologna, EDB,1996, p. 526.
BOFF, L., A Trindade, a sociedade e a libertação, Petrópolis, Vozes, 1986, p. 210.
MOLTMANN, J., “O Pai Maternal. O patripassianismo trinitário vencerá o patriarcalismo teológico?”, em Concilium, 163(1981/3), pp. 63-64.
NOUWEN, H. J. M. e outros, Compaixão: Reflexões sobre a vida cristã, São Pauto, Paulus, 1998, pp. 26-27.
[12] NOUWEN, H. J. M. e outros, op. cit., pp. 161- 162.

A Mistagogia do espaço litúrgico
184 fiéis instituídos no Ministério de Catequistas

Postagens relacionadas

Virtudes Teologais

Lua

Dogma sobre as últimas coisas

Lua

Céu e Terra

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
×