Recentemente, no Centro Pastoral da Diocese de Bac Ninh, o Comitê Catequético Diocesano organizou um curso de formação de verão dirigido a catequistas de várias paróquias da diocese. No início dos dias de formação, o Pe. Dominic Nguyen Nhu Khue falou sobre a situação atual do ensino de catecismo na diocese, enfatizando a necessidade de inovar os métodos e programas de ensino para adaptá-los à situação pastoral atual.
“O papel essencial dos catequistas – enfatizou – é atuar como uma ‘ponte’ para levar a Palavra de Deus às crianças, e os catequistas devem se tornar pessoas que inspiram o aprendizado do catecismo por meio de seu testemunho de vida e serviço dedicado.”
Na era digital atual, meninos e meninas estão absortos em seus celulares e em constante conexão com as redes sociais. A Bíblia e a pedagogia catequética apresentadas pelas religiosas no curso não apenas fornecem conhecimentos básicos, mas também oferecem abordagens flexíveis e adequadas a cada local e a cada grupo específico de catequizandos.
Em sua homilia na Missa de abertura do curso de formação para 80 catequistas na diocese de Bui Chu, no norte do Vietnã, o padre Joseph Nguyen Trong Tinh, responsável pela Comissão para o Catecismo, recordou a obra do Espírito Santo na evangelização. O Espírito Santo – disse ele – foi a força que ajudou os apóstolos a irem corajosamente pregar o Evangelho apesar do perigo, e o mesmo vale para os catequistas, que precisam do auxílio do Espírito Santo.
De acordo com os dados disponíveis, o número de católicos no Vietnã hoje é de aproximadamente 7.295.000, o equivalente a 7,21% da população. As comunidades católicas estão organizadas em 27 dioceses e há mais de 56.000 catequistas.
Eles desempenham um papel muito importante na paróquia, ensinando catecismo a crianças de 4 a 18 anos. Dependendo da situação específica, o número de alunos e catequistas em cada paróquia varia. Além de religiosos e religiosas, a maioria dos catequistas são paroquianos que se voluntariam para ensinar catecismo.
A formação e a seleção de catequistas também são flexíveis na Igreja vietnamita: eles são gerenciados diretamente pelo pároco e sob a orientação de religiosos e religiosas, que possuem o conhecimento e as habilidades específicas para ensinar catecismo às crianças da paróquia.
Na Diocese de Hai Phong, no norte do Vietnã, o Comitê Catequético também organizou cursos de formação em pedagogia catequética para as paróquias diocesanas, com a participação de 140 catequistas.
A Sra. Maria Maddalena Pham Thi Thuy, secretária da Comissão Catequética da Arquidiocese de Saigon, apresentou os fundamentos da pedagogia catequética: princípios de ensino, habilidades na apresentação da Palavra de Deus e métodos de abordagem às crianças na atualidade. Além disso, os catequistas exploraram temas importantes como psicologia infantil, métodos de preparação de aulas e, em particular, a apresentação da Palavra de Deus em relação à vida interior de oração.
Padre Peter Hoang Van Do, responsável pela Comissão Catequética, exortou e convidou cada catequista a se tornar uma testemunha viva da Palavra de Deus no contexto da educação na fé. A missão do catequista, afirmou, é também ser um companheiro, um semeador de fé e uma ponte que conecta as crianças a Cristo, sob a guia do Espírito Santo, para ajudar as crianças a encontrarem verdadeiramente a Palavra de Deus de forma viva.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui