Liturgia

A excelênciar da Eucaristia

Assim, é bem verdade que tanto uma como outra espécie contêm tanto quanto as duas espécies juntas. Pois o Cristo todo inteiro está sob a espécie de pão e sob a mínima parte desta espécie, bem como sob a espécie de vinho e sob qualquer das partes desta espécie.

Diz o Catecismo da Igreja Católica 1993:
“O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício: é uma só e a mesma vítima, é o mesmo que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere’: ‘Neste divino sacrifício que se realiza na Missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta.” (idem, DS1743, in CIC 1367).

A REAL – PRESENÇA EUCARÍSTICA
Por real concomitância em cada partícula do pão consagrado está presente o sangue do Cristo. E, em cada partícula do sangue de Cristo, por real concontância, está presente o Seu corpo. Em ambas as espécies estão presentes, portanto,o corpo e o sangue,a divindade e a humanidade do Cristo.

Mesmo comungando em uma única espécie, recebemos o corpo e o sangue do Cristo. Os padres e seus auxiliares na Missa podem comungar em ambas as espécies. Só podemos comungar uma única vez ao dia. A eucaristia pode ser levada aos doentes e incapacitados que não participem da missa. 

A eucaristia é um sacramento e é também, um sacrifício real, porém incruento, contrariamente ao que afirmam os protestantes. Os protestantes negam a real-presença e/ou o sacrifício renovado! Os luteranos afirmam a real-presença eucarística mas negam o sacrifício real, os calvinistas negam ambas a as verdades de fé do catolicismo.

O Cristo está verdadeiramente presente de forma incruenta nas espécies consagradas.

Com a eucaristia não há novos méritos a serem acrescentados ao sacrifício perfeito e definitivo do Cristo cujos efeitos foram transmitidos a todos que o acolhem em todos os tempos , ocorre , sim , uma nova aplicação da eficácia do mesmo sacrifício , uma transmissão da graça para o aumento da nossa justiça e da nossa caridade , prolongando o sacerdócio do Cristo.

Please rate Stellar

0 / 3

Your page rank:

Página anterior 1 2 3 4

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo