Dogmas Marianos

A) OS DOGMAS MARIANOS FORAM CONQUISTAS HISTÓRICAS E TEOLÓGICAS DO CRISTIANISMO e fazem parte do patrimônio e da doutrina da Igreja, brotaram do senso sobrenatural dos fiéis, foram formulados pela Igreja, possuem seu fundamento na Sagrada Escritura, revelam a fé mariana dos cristãos vivida na liturgia e na devoção.
B) OS DOGMAS MARIANOS são um sinal da presença do Espírito que conduz a Igreja no aprofundamento da verdade de fé acerca do significado da pessoa e missão da Virgem Maria Mãe do Senhor na História da Salvação.
C) A Igreja possui quatro dogmas que afirmam verdades de fé acerca de Maria: Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção aos Céus.
D) Esses dogmas constituem VERDADES QUE OS CRISTÃOS ACEITAM, APROFUNDAM, PROCLAMAM E VIVENCIAM na comunidade de fé ouvindo a Palavra, interpretando os sinais da história, abertos à inspiração do Espírito e celebrando a ação salvífica de Deus em Maria de Nazaré.
E) A fé da Igreja na MATERNIDADE DIVINA E NA VIRGINDADE DE MARIA está ligada à fé em Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado e foi definida nos primeiros séculos do cristianismo (séc. V-VI). Os DOIS DOGMAS MARIANOS MODERNOS (sécs. XIX e XX), Imaculada Conceição e Assunção, fundam-se na dignidade e no significado da Virgem Mãe de Deus.
MATERNIDADE DIVINA – Maria Mãe de Deus