A importancia da Oração
A oração a Jesus é ouvida por Ele já durante seu ministério, por meio dos sinais que antecipam o poder de sua Morte e Ressurreição: Jesus ouve a oração de fé, expressa em palavras (o leproso, Jairo, a cananéia, o bom ladrão), ou em silêncio (os carregadores do paralítico, a hemorroíssa que lhe toca as vestes, as lágrimas e o perfume da pecadora).
O pedido insistente dos cegos: “Filho de Davi, tem compaixão de nós” (Mt 9,27)ou “Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Mc 10,47) foi retomado na tradição da Oração a Jesus: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!” Quer na cura das enfermidades, quer na remissão dos pecados, Jesus responde sempre à oração que implora com fé: “Vai em paz, tua fé te salvou!”
Sto. Agostinho resume admiravelmente as três dimensões da oração de Jesus (cf. 2667): “Ele ora por nós como nosso sacerdote, ora em nós como nossa cabeça, e a Ele sobe nossa oração como ao nosso Deus. Reconheçamos pois, nele, os nossos clamores e em nós os seus clamores”. CIC 2616)
Oração na Vida de Jesus:
Jesus foi homem de oração. Sua novidade religiosa consiste na relação pessoal com Deus, mediante a oração, e em atitudes coerentes com os demais homens, tendo por base a relação da pessoa com Deus: amor a Deus e amor aos homens. Ele foi homem de oração e a intensificou nos momentos importantes de sua vida:
- Antes de começar o anúncio do Reino, quarenta dias no deserto (Lc 4, 1 – 2)
- Antes de escolher os doze, uma noite em oração (Lc 6, 12)
- Quando vivia momento muito importante com seus discípulos (Jo 17)
- Antes de enfrentar a paixão, no jardim das oliveiras (Lc 22, 31 – 46)
Instruções Básicas sobre a Oração:
Além do exemplo pessoal de Jesus, encontramos ensinamentos sobre a oração:
- Orar só, em encontro pessoal com Deus (Mt 6, 5 – 6)
- Ter profunda confiança (Mt 7, 7 – 11)
- Louvar a Deus e pedir por nossas necessidades (Mt 6, 7 – 13)
- Orar com insistência (Lc 11, 5 – 24)
- Pedir com convicção a fortaleza e a fidelidade a Deus (Mt 26, 40)
- Invocar o Pai em nome de Jesus ( Jo 16, 23b – 28)
Invocar o nome de Jesus significa expressar nossa fé nele, que provém de Deus.
A fé e o amor por Jesus abre nosso ser a Deus, que em seu Filho Jesus, nos vê como filhos e por causa dele nos acolhe, provendo as exigências da nossa fé.
Devemos aprender e reaprender a orar m Nome de Jesus, isto é, crescer no seu conhecimento e graça.
A oração garante o atendimento dos nossos pedidos e então a nossa alegria será completa porque será a alegria que nasce da fé, a alegria de Deus que em nós realiza a sua vontade.
“Quem reza se salva. Quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração). A vida de oração deve servir, portanto, para o sustento da alma.
ALGUMAS ORAÇÕES COTIDIANAS