Outros assuntos

A Igreja hoje

A Igreja somos nós e temos um grande compromisso para com nossos irmãos, vivendo a Boa Nova de  Jesus Cristo. Portanto,”a igreja é povo, é comunidade, é viver em comunhão.” Para que isto aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo e que coloquemos em comum tudo aquilo que temos, como nos falam em At. dos Apóstolos: (At. 2, 42 – 47): somos o corpo de cristo e cada um de nós é uma parte deste corpo.

 Como cristãos, membros do corpo de Cristo, precisamos estar sempre atentos em:

– Ver as coisas boas e más da comunidade e descobrir o que podemos fazer diante disso;
– Realizar o Reino de Deus em nosso bairro, em nossa cidade;
– Conhecer e participar do plano de trabalho da Igreja;

– Participar da comunidade não somente em alguma temporada da vida, como no tempo do catecismo, 1 Eucaristia, casamento, etc., mas como compromisso que prende toda a vida da gente. 

Para que isso aconteça em nossa Igreja que é povo, comunidade viva, é necessário que os cristãos vivam intensamente essa experiência nas pequenas comunidades para que todos possam se conhecer e haver uma partilha da vida e da fé, como as CEB´s (Comunidades Eclesiais de Base) que existem nas várias paróquias e pelo Brasil.
Nos últimos anos, as CEB´s tem aparecido em muitos lugares, mas especialmente, no campo e nas periferias das cidades. Chamam-se comunidades porque são formadas por famílias: adultos,  jovens e crianças que se conhecem bem, são amigos.
São comunidades eclesiais porque as pessoas se encontram para rezar, para rever a própria vida, refletir e estudar sobre a realidade à luz do Evangelho, alimentam-se com a Eucaristia. Por isso  se comprometem a amar a família, as pessoas no trabalho e no bairro. Unidos pelo amor, vivenciam o compromisso de defender a justiça, ser solidário com os outros, a fim de criar uma nova sociedade. 

Comunidade eclesial de base é um grupo de pessoas que se reuniam para refletir sobre o Evangelho e, iluminados por ele, procuravam viver sua fé, sua esperança e seu amor, tentando descobrir respostas aos seus problemas e angústias, tendo como ideal a Jesus Cristo.

Arquivo .doc

A Igreja hoje

Postagens relacionadas

Crise de fé

Lua

A polarização mais triste é a que se dá dentro da Igreja

janaina santos santos

Os princípios do código de Direito Canônico

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies
Verified by MonsterInsights